Alimentos que previnem doenças
Beterraba
 
A Beterraba é uma raiz, originária da Europa, pertencente à família Quenopodiácea, assim como a acelga e o espinafre verdadeiro. Existem três tipos de beterraba: a beterraba açucareira, usada para produção de açúcar, a beterraba forrageira, usada para alimentação animal e aquela cujas raízes são consumidas como hortaliça, sendo a mais conhecida no Brasil.A beterraba é rica em açúcares. Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas.Benefícios:Boa fonte de ácido fólico e vitamina C. As folhas são ricas em potássio, cálcio, ferro, beta-caroteno e vitamina C e apresentam poucas calorias.A beterraba é um vegetal muito versátil e pode ser fervida e servida como acompanhamento, usada em conserva, salada, condimento ou como ingrediente para sopas. As folhas da beterraba, partes mais nutritivas do vegetal, podem ser cozidas e servidas como o espinafre ou a acelga. Segundo a cultura popular, a beterraba tem poderes analgésicos. Até hoje, alguns terapeutas sugerem o uso do suco da beterraba crua, para acelerar a convalescença. A beterraba é tida como bom alimento para prevenção da anemia ferropriva porém este fato não é real, uma vez que o ferro (não heme) presente neste alimento não é muito bem absorvido pelo nosso corpo.Meio copo de beterraba contém 45 mcg (microgramas) de folato, cerca de 1/4 da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) e 5 mg de vitamina C. Suas folhas, se ingeridas tenras e verdes, são mais nutritivas: 1 copo fornece 35 mg de vitamina C - mais da metade da RDA para adultos - , 720RE de vitamina A, 160 mg de cálcio, 2,5 mg de ferro e 1.300 mg de potássio.As beterrabas mais saborosas são as pequenas, com as folhas ainda presas. A melhor maneira de cozinhar as raízes da beterraba é fervê-las com casca, pois assim a maior parte dos nutrientes e a cor vermelha permanecerão. Depois que esfriarem, as cascas sairão facilmente e a raiz poderá ser fatiada, ralada, ou ser transformada, em purê. As beterrabas também podem ser servidas como picles (conservas preparadas com vinagre caseiras ou industrializadas). Alguns nutrientes se perdem neste processo, mas o gosto doce da beterraba permanece.A beterraba é rica em potássio, carboidratos, fósforo, magnésio, sódio, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina C, vitamina B3, ácido fólico e biotina.Trabalhos científicos publicados no Câncer letters mostrou que a beterraba tem efeito na inibição de tumores e pode previnir alguns tipos de câncer.Este alimento tem ação antiinflamatória e em eczemas, ação laxante é rico em aminoácidos ,vitaminas do complexo B, sais minerais e caroteno e alto teor de fibras.Cada 100g da alimento apresenta 7,36 calorias, 0,32 mg de vitamina A, 0,80 mg de vitamina C, 0,13 mg de vitamina C, 2,24 mg de cálcio.

CREDIDIO, E. V., "Alimentos Funcionais na Nutrologia Médica" - Editora Ottoni - Itu, SP, 4º Edição - 2008.