Alimentos que previnem doenças
Nozes
 
Diversos estudos publicados,em diversas partes do mundo, esclarecem os benefícios das nozes para a boa saúde, relacionando-as a um menor risco de doença de Alzheimer, ataques cardíacos e outras enfermidades.Dois estudos publicados no Journal of the American Medical Association sugerem que a vitamina E antioxidante e outros antioxidantes encontrados nas nozes, como vegetais de folhas verdes e outros alimentos - não suplementos - podem reduzir o risco da doença de Alzheimer. As nozes são uma boa opção, uma vez que elas têm maior concentração da vitamina E alfa-tocoferol, sendo a forma da vitamina E que o corpo melhor absorve e utiliza.Um dos estudos envolveu 815 moradores de Chicago com 65 anos de idade ou mais, sem quaisquer sintomas iniciais de declínio mental, que foram questionados sobre seus hábitos alimentares e acompanhados por quatro anos aproximadamente. Quando fatores como idade e formação eram levados em consideração, um grupo ingerindo a maior quantidade de alimentos ricos em vitamina E antioxidante teve um risco 70% menor de desenvolver a doença do que um grupo que ingerisse pouca quantidade de alimentos ricos em vitamina E. Esses resultados se comprovaram na ingestão de alimentos integrais, tais como as nozes, porém não foram demonstrados na ingestão de suplementos.O outro estudo científico envolveu 5.395 pessoas nos Países Baixos, com 55 anos de idade ou mais, que foram acompanhadas durante seis anos. Aquelas que consumiram uma maior quantidade de vitamina E e C foram menos suscetíveis a desenvolverem a doença de Alzheimer, indiferentemente à variação genética.O estudo de grande escala publicado nessa semana no periódico Archives of Internal Medicine examinou o consumo de nozes em mais de 21.000 médicos participantes do U.S. Physicians' Health Study, que se iniciou em 1982. O estudo mostrou que homens que ingeriram uma porção de nozes ao menos duas vezes por semana tiveram um risco 47% menor de morte súbita por ataque cardíaco e um risco 30% menor de morte por doença cardíaca coronariana, quando comparados àqueles que não ingeriram nozes. Uma porção equivale à aproximadamente um punhado de nozes.O consumo de uma maior quantidade de nozes é um bom exemplo de uma "intervenção dietética de baixo risco", que é fácil de se fazer e proporciona uma ampla variedade de benefícios", disse a Dra. Christine Albert, do Hospital Brigham and Women em Boston.Uma porção de nozes contém apenas 164 calorias e fornece vitamina E, magnésio e potássio - componentes identificados no estudo que podem contribuir para um risco reduzido de ataque cardíaco. Além disso, as nozes são repletas de proteínas, gordura monoinsaturada saudável, fibras, cálcio e zinco.Estudos mostraram que o consumo de uma porção de nozes como parte de uma conduta saudável, pode diminuir o (LDL) colesterol ruim e ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca .Comer um punhado de nozes duas ou mais vezes por semana pode reduzir os riscos de doenças cardíacas fatais, concluíram os autores de um novo estudo, divulgado por pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, da cidade norte-americana de Boston.As dietas de populações mediterrâneas são ricas em nozes e peixes, o que é sabidamente bom para o coração, e muitos tipos de nozes são também uma fonte saudável de gordura não saturada, magnésio e vitamina E, de acordo com os cientistas.A doutora Christine Albert verificou o consumo de nozes de mais de 21 mil homens que participaram do Estudo da Saúde dos Médicos dos Estados Unidos, iniciado em 1982.A especialista descobriu que os voluntários que consumiam pouco menos de 30 gramas de nozes duas vezes por semana, no mínimo, tinham 47 por cento menos risco de sofrer uma morte cardíaca súbita dos que os que não comiam o fruto.A médica também percebeu que esse grupo tinha 30 por cento menos chance de morrer em decorrência de doença cardíaca. A mesma correlação, no entanto, não se aplicava a enfartes não fatais.Houve 201 mortes cardíacas súbitas e 566 óbitos por doenças cardíacas entre as pessoas acompanhadas ao longo de 17 anos. NOVA YORK (Reuters Health) - Comer uma pequena quantidade de nozes por semana poderia ajudar o coração, revelaram os cientistas. As descobertas indicam que as gorduras contidas nas nozes poderiam, de alguma forma, reduzir o risco de morte súbita devido a causas cardíacas.

CREDIDIO, E. V., "Alimentos Funcionais na Nutrologia Médica" - Editora Ottoni - Itu, SP, 4º Edição - 2008.